A Vila de Paricatuba está localizada na margem direita do Rio Negro, a 20km em linha reta de Manaus, Indo de carro, é necessário apenas atravessar a “Ponte do Bilhão”, seguir 10 quilometros e, na placa indicativa, virar à direita na direção da Vila. É muito rápido e de fácil acesso. A Vila, bom frisar, tem grande importância histórica por abrigar uma das maiores obras do Amazonas: o prédio Belizário Penna.
O prédio foi inaugurado pelo então Presidente da Republica Afonso Penna, e funcionou inicialmente como Escola Agrícola. Após isso, em 1916, funcionou como Casa de Detenção, quando os presos da Cadeia Pública Vidal Pessoa foram transferidos para Paricatuba, lá ficando por quase dez anos. A dificuldade no acesso por parte de familiares determinou o retorno para o prédio na 7 de Setembro. Finalmente, antes do abandono, veio a ser Hospital Colônia de Hansenianos, o chamado “leprosário”.
Desativado em 1968 e com a transferência dos enfermos para a Colônia Antônio Aleixo, periferia de Manaus, o prédio ficou abandonado e hoje está em ruínas. Sua arquitetura e história atraem visitantes do mundo todo e vê-lo desmoronar aos poucos é muito triste.
Abaixo imagens do local, que é de acesso fácil e rápido, de carro.
Dr. Estou triste e indgnado com esse TJAM .
Jamas pessei q pra se ter liberdade teria q pagar ‘ dinheiro ‘ p certa Desembargadora p seus direitos constitucionais seren preservados ….
Isso e uma palhaçada !
Nada pessoal so desabafo de quem esta vivendo e sentindo na pele isso .